by SAvillez

image

Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? Lucas 18:7

Gosto de plantas, flores, jardins, enfim gosto do verde. Gosto de apreciar o crescimento de cada brotinho até explodir em flor e depois, graciosamente, doar os frutos. Como é interessante apreciar a criação e ver as semelhanças com nossas vidas.

Durante o verão há uma tarefa diária, para mim muito agradável: aguar as plantas. Tenho que molhar bem no mínimo uma vez por dia. Mas, algumas vezes, com o cansaço ou por estar com pressa, faço muito rápido e superficial. Muitas vezes tenho que fazer toda a tarefa novamente, pois a terra fica seca e as plantas sofrem com a falta d’água.

E, nestes dias, o Senhor começou a me mostrar que o regar se parece muito com a oração. Todos nós somos convocados pelo Senhor a antes de tudo… que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens…” (2Tm 2.1).

Assim como é indispensável regar diariamente o jardim, da mesma forma, devemos orar diariamente. Não pode ser um momento rápido e superficial, temos que regar todas as plantas, não algumas. Temos que encharcar de oração todos aqueles que o Senhor tem colocado sob nossa responsabilidade e não só aqueles que mais gostamos.

As plantas, como os discípulos, necessitam e muito serem regadas. Eu preciso estar regando diariamente, quero dizer, orando constantemente por minha esposa. Ela precisa de graça para me suportar, suportar toda a lida diária. Aguentar firme as múltiplas novidades que vão aparecendo no correr de nossas vidas.

Preciso orar por cada filho, para que o Pai os guarde deste mundo vil, da mulher adultera (e que nenhuma filha não seja assim), orar para que no trabalho, na escola seja onde for o foco deles seja fazer discípulos. Orar para que os olhos não brilhem para o mundo, para que desejem conhecer mais e mais a Cristo. Orar pelos cônjuges ou pelos futuros. Que desejem que seus lares sejam uma extensão clara do reino de Deus, com  portas abertas para receberem outros que nunca experimentaram o amor de Deus em casa.

Ah! Ainda temos os filhos que vieram por causa do evangelho do reino. Homens e mulheres que, na maioria das vezes só têm a nós como pais jardineiros, pois seus pais ainda não conhecem a maravilhosa graça de vida: Cristo Jesus.

Dá trabalho. Há muito que regar em oração. Por isso decidi em meu coração que ao acordar, não saio da cama, não converso com minha esposa sem antes orar por cada um da família. Depois penso nos demais. Tenho que cuidar e pastorear em oração minha casa. É meu jardim regado. Cabe a mim este cuidado.

Não posso delegar para ninguém. Os outros, por mais próximos que sejam, nunca terão a mesma carga que nós. Não geraram. Não choraram nem gargalharam juntos. A lágrima é como sal, riso como açúcar. Indispensáveis em boa receita.

Algumas árvores e flores levam muito tempo para florescer e frutificar, assim como alguns de nós. Não desanime, pois se há vida de Cristo, isto ocorrerá. Persevere. Regue em oração sejam quem for. Veja só:

image

Mesmo sabendo que levaria muitos anos para florescer e frutificar, plantei uma jabuticabeira. Depois 13 anos comentei com minha esposa que iria arrancá-la da terra: para que está este arbusto ocupando inutilmente a terra? Minha sábia esposa recomendou que fosse bíblico, estercasse e continuasse molhando bem. Assim fiz e naquele colhi quatro pequenos frutos. Atualmente, colhemos baldes de frutos.

Fique atento, meu amado: a tua família é teu primeiro ministério. Cuide muito bem deste teu jardim. Assim darás ao Senhor lindas flores e frutos, onde o Espírito Santo possa permear e regar cada um no amor do Pai.

Orai sem cessar. 1 Ts 5:17

Fotos Flor Regada e Jabuticabas

Print Friendly, PDF & Email

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts

Pela Manhã

Faze-me ouvir, pela manhã, da tua graça, pois em ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma. Salmos 143.8